Notícias

a-
a+

Valadares Filho relata projeto que concede incentivos fiscais para dessalinização de água marinha

28.06.2017

Em reunião, que ocorreu hoje (27/06), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o deputado Valadares Filho (PSB-SE) relatou Projeto de Lei que concede incentivos fiscais para implantação, operação e manutenção de plantas de dessalinização de água marinha na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em seu parecer, Valadares Filho destacou que o Nordeste do Brasil vem enfrentando há cinco anos uma seca que já é considerada como a mais longa dos últimos 100 anos; e não há previsões climatológicas para o retorno de chuvas regulares.

“Assim a necessidade de se implementar políticas públicas que venham assegurar o fornecimento de água doce para população da região Nordeste tem se tornado cada vez mais urgente”.

O deputado do PSB de Sergipe ressaltou que vê nesse projeto uma alternativa para enfrentar o problema da seca. “Precisamos buscar formas para aumentar a oferta de água de boa qualidade para o consumo humano. Só quem vive na região do Nordeste brasileiro sabe o quanto o povo sofre com a falta de água”.

Valadares Filho destacou que a instalação de usinas de dessalinização de água marinha já é bastante utilizada em outros países. Em Israel, por exemplo, corresponde a cerca de 15% da água consumida nas residências. Para arcar com o custo para instalação de usinas de dessalinização, o projeto prevê a concessão de incentivos fiscais.

O parecer de Valadares, que é pela aprovação da proposição, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.
 

©2013. Deputado Valadares Filho. Direitos reservados.